Para além da técnica, futsal do Nosso Clube busca socialização e companheirismo

Ex-jogador utiliza sua experiência no futebol para ensinar crianças e jovens

 
Figura conhecidíssima dos nossoclubinos, em especial daqueles que jogam futebol, Carlos André Siqueira Santos já percorreu um longo caminho em sua jornada esportiva. Tem passagens por grandes times brasileiros, nos quais conquistou importantes títulos. E hoje utiliza toda essa experiência para dar aulas a crianças e jovens no Nosso Clube, inclusive de futsal, modalidade que, como ele afirma, tem muito a acrescentar ao praticante.
 
“O futsal é uma atividade física que desenvolve habilidades motoras gerais, como locomoção, coordenação, domínio da bola, manipulação e equilíbrio”, enumera Carlos André. “E ainda promove a socialização, desenvolvendo o espírito de equipe, a cooperação, a participação e o companheirismo, qualidades hoje um tanto quanto esquecidas no mundo dos esportes”.
 
Aos 50 anos, o professor, formado em Educação Física, pode falar com propriedade sobre trabalho em equipe. Afinal, desde muito cedo começou a jogar em times de futebol. Aos 7 anos, já disputava a liga de sua cidade natal, a mineira Barbacena. Mas a coisa ficou séria quando tinha 15 anos e, durante uma visita a seu irmão que morava na capital paulista, passou num teste no São Paulo, clube que defendeu por dois anos.
 
Depois que se profissionalizou, passou pelos mineiros Guarany e Atlético, pelos paraenses Paysandu e Tuna Luso e pelos paulistas Sãocarlense, Botafogo e São Caetano, além da Inter de Limeira. O meio-campista e atacante participou do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil, dos campeonatos paulista e mineiro da 1ª e 2ª divisões e do Troféu Ramon de Carranza, na Espanha, onde ganhou uma medalha de bronze.
 
Carlos André considera como seus principais títulos o do Campeonato Mineiro de 1991 e o acesso da Tuna Luso para a 2ª divisão do Campeonato Brasileiro, no ano seguinte. Mas não se esquece das suas façanhas no futebol amador de Limeira, no qual foi três vezes campeão, sendo duas como artilheiro. Ele chegou ao Nosso Clube em 1998 para trabalhar no futebol e anos depois, com a inauguração do Ginásio Azul, ganhou a oportunidade de dar aulas também de futsal.
 
Hoje, Carlos André se realiza nessa função. Diz que o clube tem uma excelente estrutura para a modalidade, que lhe permite trabalhar com crianças e jovens. Além dos aspectos técnicos e físicos, o professor gosta de propor atividades lúdicas, como jogos e brincadeiras. “Essa proposta é benéfica porque ensina à criança e ao adolescente os movimentos e os fundamentos do futsal de forma recreativa, e não somente buscando rendimento”, explica.
 
Para participar das aulas de futsal no clube, é preciso que um responsável faça a inscrição do associado ou associada na secretaria.
 
HORÁRIOS DAS AULAS DE FUTSAL
 
Terças e quintas, às 8h: 9 e 10 anos
Terças e quintas, às 14h: 11 e 12 anos
Terças e quintas, às 15h30: 13 e 14 anos
Quartas e sextas, às 8h: 7 e 8 anos
Quartas e sextas, às 9h30: 6 a 9 anos
Voltar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, personalizar a publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Ao 'Prosseguir' você concorda com o monitoramento.

Para mais informações, consulte a nossa Política de Privacidade e Política de Cookies

Prosseguir