Com bons resultados, nossoclubina ganha destaque no tênis de mesa da região

Camila Cardoso é bicampeã dos Jogos Regionais defendendo Limeira

 
Uma das maiores revelações do tênis de mesa do Nosso Clube, Camila Cardoso, de 23 anos, vem despontando para além do cenário local. Ela começou a praticar a modalidade aos 10 anos, como brincadeira no intervalo das aulas na escola. Depois, participou dos Jogos Escolares, gostou de competir e então resolveu começar a treinar. Foi uma decisão que se mostraria bastante acertada.
 
Hoje, Camila tem em sua estante troféus de bicampeã dos Jogos Regionais, em 2018 e 2019, tanto individualmente quanto em equipe, representando Limeira. Em duplas, foi vice em 2018 e campeã em 2019. Ela ainda conseguiu a 3ª colocação no 2° Torneio do Ranking Paulista, em 2018, e vem participando do Campeonato Paulista. O amor pelo tênis de mesa a levou a se formar em Ciências do Esporte pela FCA-Unicamp. Camila atua como personal trainer e treinadora de tênis de mesa universitário e em residências e condomínios.
 
Nesta entrevista, a mesatenista, que joga pelo Nosso Clube desde 2016, conta mais sobre sua trajetória.
 
Como vê a atual situação do tênis de mesa no Brasil?
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa está investindo bastante para que o esporte cresça e aumente em número de praticantes e treinadores, através do marketing e disponibilização de cursos. Além disso, no cenário internacional, temos como destaque o brasileiro Hugo Calderano, 6° melhor atleta no ranking mundial masculino, e a Bruna Takahashi, em 47° no ranking mundial feminino, melhores colocações já alcançadas por brasileiros. Acredito que o tênis de mesa ainda tem muito a melhorar, mas estamos no caminho certo para conseguir mais visibilidade para o esporte.
 
Mulheres sofrem algum tipo de discriminação na modalidade?
Eu, particularmente, nunca sofri algum tipo de discriminação. Por mais que o cenário do tênis de mesa seja majoritariamente masculino, nós, mulheres, treinamos junto com os homens e eu inclusive participei de campeonatos menores na categoria masculina.  Apesar da diferença de jogo, tanto homens quanto mulheres podem aprender e evoluir ao jogar juntos, então não acredito que haja discriminação.
 
O que o tênis de mesa significa para você?
O tênis de mesa sempre fez parte da minha vida. Foi nesse esporte que conheci grandes amigos e parceiros. Ele também me motivou a ter uma vida mais saudável e a escolher a graduação em Ciências do Esporte, pois, devido à importância do tênis de mesa em minha vida, gostaria de me manter no esporte como minha carreira. Hoje, não consigo me imaginar sem o tênis de mesa.
 
Tem alguma intenção de transformar esse esporte em sua profissão?
Com certeza. Fiz minha graduação em Ciências do Esporte na FCA-Unicamp tendo o tênis de mesa sempre em mente. Participo do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Esportes de Raquete, desenvolvi pesquisas e projetos de extensão dentro da faculdade voltados para o tênis de mesa e hoje atuo como treinadora de uma equipe universitária e também dou aulas para iniciantes na prática.
 
O que acha da estrutura que o Nosso Clube oferece para a modalidade?
É uma das melhores estruturas que já presenciei. Além dos materiais, como mesas, raquetes e bolas, e do ambiente adequado para a prática, incluindo piso, espaço e ar-condicionado, o clube possui como treinador o Alexandre Bigeli, um excelente profissional, que me auxiliou nas minhas maiores conquistas.
 
O que diria para quem tem interesse em conhecer melhor o tênis de mesa?
O tênis de mesa é um esporte maravilhoso e acho que todos deveriam ao menos procurar algum local para conhecê-lo, como o Nosso Clube. Tenho certeza de que quem buscar esse esporte não vai se arrepender, pois é dinâmico, atende todos os níveis de praticantes e, ao praticarmos, é possível ver uma evolução constante no jogo.
Voltar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, personalizar a publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Ao 'Prosseguir' você concorda com o monitoramento.

Para mais informações, consulte a nossa Política de Privacidade e Política de Cookies

Prosseguir